Press "Enter" to skip to content

Tudo sobre os Impostos de seu veículo

IPVA – É uma sigla dada ao significado imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. Este imposto foi criado para substituir o seu antecessor, que era chamado de TRU (Taxa Rodoviária Única), taxa que foi criada em 1969 e que também era cobrada anualmente.

O imposto é cobrado anualmente para a existência do veículo, serve como um tipo de identidade do veículo, cuja o valor do imposto varia de estado para estado de 1% a 6% do valor do automóvel da tabela FIPE. O IPVA é cobrado para pessoas que possuem carro ou moto, não só especificamente esses tipos de veículo automotores, porém pessoas que possuem outros tipos de veículos como quadricíclo, embarcações como jetski, lancha, iate e aeronaves te, que ter o licenciamento para ser conduzidos.

Esse artigo foi desenvolvido especialmente para facilitar sua vida e esclarecer todas as questões relacionadas ao imposto estadual caso não domine sobre o assunto. Leia os artigos a seguir e tire todas as dúvidas existentes.

Saiba ainda sobre outro imposto que deve ser pago anualmente por proprietários de veículos automotores, o Seguro DPVAT 2019 RJ.

O que é o IPVA?

O imposto é para ser aplicado ao financiamento dos serviços básicos de que a população necessita como, saúde, educação, segurança, transporte, rodovias, órgãos financiados pela prefeitura e muito mais. Apesar de ser um imposto Estadual, 50% do valor pago é destinado ao município onde o veículo foi licenciado, o vencimento deste imposto varia de estado para estado, mas, normalmente, acontece entre janeiro e março, de acordo com o final da placa de cada veículo.

Basicamente nesta época do ano é o momento ideal para se planejar financeiramente e não se enrolar com os impostos pagos no início do ano, entre eles o IPVA SP. E para quem se planeja bem a melhor opção é quitar logo o IPVA à vista eliminando umas delas, já que neste caso são concedidos descontos bastantes interessante ao proprietário.

Saiba mais sobre o IPVA

A medida é cada vez mais severa, visa impedir que os proprietários de veículos fraudem a lei para pagar impostos mais baratos. Segundo o Departamento Nacional de Trânsito em dezembro de 2005 a março de 2006, 43.000 veículos foram transferidos para outros estados, principalmente para o Paraná, onde o IPVA varia de 1 a 2,5%.

Os donos de automotores também podem fazer consultas por meio da internet e obter as informações que lhe cabem no momento sobre o imposto. Quando à segunda via do IPVA ou DPVAT, é possível acessar o site do Detran do seu Estado e solicitar através da própria internet. Essa segunda via pode ser impressa ou então ser requerida para chegar ao local que você desejar. Veja também sobre o IPVA MG.

Pagamento IPVA

O IPVA é calculado devido o valor de mercado, pela tabela FIPE onde tem os valores dos veículos decorrente do ano que ele foi fabricado e o ano que o veículo circula nas ruas, a cada ano o valor cai por causa dos novos lançamentos de mercado, lembrando que nem sempre o valor do imposto do veículo fica mais barato, o IPVA RJ é baseado conforme a tabela como já foi dita nesse texto.

 

Ao efetuar o pagamento IPVA de sua região à vista, na data solicitada pelo estado para efetuar o pagamento você terá um desconto de no mínimo 3% sobre o valor total do veículo. Outro meio é parcelar em três vezes o pagamento do seu imposto, mas você não terá o benefício do desconto.

Para saber a data de vencimento do seu IPVA acesse o site da Secretaria da Fazendo de seu estado nesse endereço www.fazenda.sp.gov.br. Após está no site clique em ‘Vencimentos’ ao lado esquerdo da tela, no quadro superior de cor cinza.

Depois de ler esse artigo falando sobre o IPVA em geral, espero que o que falamos aqui esteja bem claro para vocês e possa solucionar os seus problemas. Não esqueça de deixar o seu comentário falando o que acho do nosso conteúdo.

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *