Press "Enter" to skip to content

Notícias do Trânsito no Rio de Janeiro

IPVA RJ 2019: Acompanhe abaixo informações a respeito do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores do Estado do Rio de Janeiro, o IPVA RJ 2019.

Veja como está o transito agora no Rio de Janeiro
Veja como está o transito agora no Rio de Janeiro

A Secretaria de Estado de Tributação do Rio de Janeiro – SET-RJ e o Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN definiram e divulgaram nos últimos dias todas as regras e informações sobre a cobrança do IPVA 2019.

Não serão adotadas mudanças em relação aos últimos exercícios e assim os proprietários de veículos do Estado contarão com os mesmos prazos para pagamento e descontos no imposto em caso de pagamento à vista.

Os contribuintes começarão a receber em suas residências os boletos para pagamento a partir do início do mês de janeiro e o DETRAN garante que antes do vencimento todos os documentos serão entregues pelos Correios.

Porém, caso haja problemas na entrega o contribuinte poderá emitir 2 Via e realizar a consulta do IPVA RJ 2019 no Site Oficial do órgão, disponível no endereço eletrônico http://www.detran.RJ.gov.br/, bastando ter em mãos a placa do veículo em questão e o Registro Nacional de Veículos Automotores – RENAVAM.

O Governo do Estado do Rio de Janeiro oferece aos seus contribuintes a opção de pagamento com desconto. Para receber o benefício o contribuinte deverá efetuar o pagamento antecipado, à vista, até o vencimento da primeira parcela. O desconto será de 5%.

Quem preferir pagar o IPVA 2019 parcelado poderá fazê-lo em três vezes, com vencimentos em meses consecutivos, parcelas com valores iguais e sem desconto.

Os vencimentos da Cota Única e das parcelas se dão de acordo com o número final do veículo. Assim, o calendário tem início em março para finais de placa 1 e 2, em abril para placas 3 e 4, em maio para placas 5 e 6, junho para 7 e 8, julho para placa 9 e agosto para final de placa 0.

Confira abaixo a Tabela de Vencimentos do IPVA RJ 2019:

O pagamento do IPVA RJ 2019 poderá ser efetuado até o vencimento em qualquer agência bancária. Após o vencimento, somente nas agências do Banco do Brasil.

No Rio de Janeiro as alíquotas do IPVA são de 1% para ônibus, caminhões, cavalos mecânicos e veículos com capacidade igual ou superior a 3.500kg., 2% para motos e similares com potência até 200 cilindradas e 2,5% para automóveis, caminhonetes, microônibus, embarcações recreativas e esportivas, e qualquer outro veículo que não se enquadre no item anterior, inclusive buggie, jet-ski e aeronave.

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *