Press "Enter" to skip to content

A Situação do Desemprego no Brasil

Apesar do aquecimento econômico da economia brasileira nos últimos anos a crise europeia deixa muitos brasileiros inseguros, a taxa de desemprego na Europa fixou-se em 10,4% em novembro de 2011. O número de desempregados é superior aos R$23,7 milhões de trabalhadores.

No Brasil algumas medidas foram adotadas para evitar a crise de empregos, primeiramente houve uma redução no IPI dos automóveis para motivar a compra, depois o novo salário mínimo nacional foi implantado antes do previsto, geralmente a mudança do salário mínimo ocorre no dia do trabalhador, 1º de Maio, este ano chegou mais cedo. O salário mínimo 2015 passou a ser de R$788,00 reais neste primeiro dia do ano.

No Brasil, ao contrário da maioria dos países de primeiro mundo, o cidadão que perder o emprego pode solicitar o seguro desemprego, um benefício de seguridade social para trabalhadores do setor público que perderem o emprego sem justa causa. É necessário, porém, que o empregado receba os documentos de enquadramento no Seguro desemprego 2019 para encaminhar o benefício.

Além do adiantamento do salário mínimo, sua variação passa a ocorrer de acordo com a inflação. Por enquanto nem sinal de crise, mas é bom estar alerta e tomar algumas medidas preventivas, como buscar empregos estáveis, não fazer dívidas acima da capacidade de pagamento, observar os juros e promoções de início de ano para fazer melhores compras.

A Situação do Desemprego no Brasil
A Situação do Desemprego no Brasil

Emprego

Para quem está em procurando emprego existem sempre opções disponíveis basta caprichar no currículo, existem modelo de curriculum disponíveis na internet para visualização, assim como agências de emprego online onde é possível se cadastrar gratuitamente, uma agência gratuita pertence ao Ministério do Trabalho e Emprego – MTE e se chama Portal Mais Emprego, é só entrar e se cadastrar, as vagas de emprego então sempre se renovando.

Além de agência de emprego online também é possível pesquisar empresas em que tenha interesse de conseguir trabalho e entrar no site, ver se tem algum tipo de Recursos Humanos – RH, às vezes dá para enviar o currículo para algum e-mail disponível ou entrar em contato com o setor de contratações. Caso seja contratado, o funcionário que perdeu o emprego necessita encaminhar imediatamente o cancelamento do benefício. Se você quiser saber se ainda tem direito ou não ao benefício é preciso realizar uma consulta Seguro Desemprego 2019.

Dicas para Entrevista de Emprego

  • Pesquise sobre a empresa que você vai fazer a entrevista de emprego, quem é o entrevistador, quais são os feitos da empresa, mostre que você tem interesse na vaga de emprego;
  • Tenha objetivos profissionais definidos, saiba quem você é e onde quer chegar, desenhe o caminho para chegar ao objetivo;
  • Responsabilidade, iniciativa e automotivação são qualidades muito apreciadas em entrevistas de emprego;
  • Capacidade de trabalhar em equipe, pode parecer simples mais esse é um grande critério de eliminação;
  • Nunca fale mal dos empregos anteriores, a pior coisa que você pode cometer em uma entrevista de trabalho;
  • Fala coloquial demais ou gírias em excesso podem acabar com qualquer entrevista;
  • Saber ouvir e dar tempo a resposta é essencial, manter a calma sempre;
  • Boa aparência, roupas coloridas ou neutras, evitar cores escuras demais, assim como maneirar na maquiagem e no perfume;
  • Ter sempre um sorriso no rosto, ser simpático e otimista sempre.

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *